quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Pracaxi e Ucuuba

Pracaxi


O nome Pentaclethara macroloba Wild pode parecer estranho para as pessoas do meio urbano, mas para as populações ribeirinhas da Amazônia, o pracaxi , nome popular da árvore , é muito usado para o tratamento contra picada de cobras e cicatrização de úlceras. As sementes produzem azeite de cozinha e a madeira pode ser usada para fabricar móveis e dormentes de ferrovias. Valiosa no mercado, o metro cúbico da madeira pode alcançar o preço de 31, 94 dolares(em pé) e 47,91( no pátio de toras). No Estado do Amapá observou-se que, ao longo de dois anos a espécie pracaxi cresce em clima tropical chuvoso, florando no período seco e frutificando no período chuvoso. 
É um excelente hidratante e anti-séptico para a pele e cabelos, previne estrias, dá brilho e maciez. Ideal para tratar problemas de pigmentação, infecção e marcas na pele. É também um excelente anti-rugas. 
O óleo de Pracaxi tem uma das mais altas concentrações de ácido behênico entre os produtos naturais.



Ucuuba



A Ucuúba ( Virola sebifera ), conhecida popularmente como ucuúba-do-Cerrado e ucuúba vermelho, uma árvore de 5 a 30 m de altura da família das Myristicaceae encontrada em florestas perenifólias e cerrados desde a América Central até a América do Sul ( da Costa Rica ao norte do Brasil ). A Ucuúba produz frutos avermelhados, de forma oval com cerca de 10-15 mm de comprimento e 11 mm de diâmetro. 
Xamãs (líderes espirituias e curandeiros) dos povos indígenas da Venezuela usam a fumaça da casca interna do tronco da Ucuúba para tratar casos de febre. Acreditam também que cascas de virola cozidas são úteis para expulsar maus espíritos. 
A Ucuuba também é usada popularmente por tribos do Amazonas e no nordeste brasileiro, onde a resina destas árvores, após fervida, seca e pulverizada é inalada como alucinógeno, proporcionando uma sensação semelhante à do chá Ayahuasca durante 4 a 6 horas. 
O suco fresco de cor vermelha extraído da casca da Ucuúba é usado tradicionalmente para tratar abscessos , fleimões , paroníquias ( infecção da pele que rodeia a unha ), furúnculos , fissuras anais , infecções da glândula parótida , amigdalites , infecçõe bacterianas , entre outros. 
As Sementes de ucuúba maduras são processadas para obter a gordura oleosa que torna-se rançosa facilmente devido ao seu alto ponto de fusão, resultando na manteiga de ucuuba de cor amarela e aroma singular ( lembra a noz-moscada ). 
A Manteiga de Ucuúba possui propriedades similares às da manteiga de cacau e manteiga de karité. 
É utilizada na produção de velas ( frequentemente associada com óleo de andiroba e ceras/resinas naturais) e em formulações de cosméticos como cremes corporais e sabonetes de ucuúba. 
As principais propriedades da manteiga de Ucuúba relacionadas com cosméticos são: cicatrizante, anti-séptica, hidratante ( alta capacidade de penetração na pele ) e revitalizante, devido ao poder renovador celular fantástico de seus fitoativos. 
Por isso é indicada em formulações para tratamento de peles sensíveis, que necessitam de rápida cicatrização, como a pele oleosa e acneica ou para cuidar das rachaduras nos pés em particular nos calcanhares com resultados efetivos na hidratação de áreas ressecadas. 
Outras aplicação da manteiga de ucuúba é em cremes para hidratação corporal ( hidratante e emoliente ). A casca da Ucuúba é rica em taninos e contém de 0,065% a 0,25% de alcalóides alucinógenos como dimetiltriptamina (DMT) e 5-MeO-DMT (poderoso psicodélico também encontrado em espécies de sapos psicoativas). 
O suco da casca normalmente contém maior concentração de alcalóides (até 8%). 
As sementes maduras são ricas em glicerídeos de ácidos graxos que são a base da manteiga de ucuuba usada em cosméticos, principalmente laurodimiristina e trimiristina.


Produtos Cheiros da Terra de Pracaxi e Ucuuba:

Óleo Bifásico Corporal de Pracaxi
Sabonete de Pracaxi e Ucuuba por Fusion Process

Nenhum comentário:

Postar um comentário