sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Patchuli




Patchouli (Pogostemon patchouli) é uma planta aromática cultivada principalmente na Índia, China, Indonésia, Malásia e América do Sul. Sua importância comercial está no óleo essencial, extraído de suas folhas por destilação a vapor. Com seu cheiro amadeirado (lembrando madeira seca), ele apresenta como componente majoritário o patchoulol, uma substância que confere ao óleo uma vasta utilização na indústria de perfumaria, cosmética e fitoterápica. Ainda sobre sua composição, alguns autores afirmam que os cinco constituintes mais abundantes do óleo essencial de patchouli são: patchoulol (32,88% - 70,74%), alfa-bulneseno (5,12% - 6,84%), alfa-guaieno (2,87% - 4,25%), gama-patchouleno (2,66% - 3,52%) e outros sesquiterpenos (5,16% - 6,56%) não identificados.
Apresenta efeito de fortalecimento capilar e no tratamento de anemias. Age nas vilosidades intestinais regenerando-as e favorecendo assim a liberação do fator intrínseco, ou melhor captação de nutrientes, mas acaba respondendo em muitos casos e anemia. tal efeito regenerador sobre tecidos que alguns óleos como o patchuli possuem, agem neste aspecto e isso seja também a justificativa a algum efeito sobre a anemia.
Lembrando que ingerir suco verde ou de frutas ricas em enzimas pode melhorar esta absorção de B12, segundo observações.
Lembrado como "um óleo sensual", é afrodisíaco. Mas também é descongestionante, antibiótico, antidepressivo, anti-séptico, tônico, cicatrizante e repelente. Há quem acredita que este óleo ainda afasta o mal e a negatividade, proporcionando paz de espírito.
Fortalece o idealismo e a auto-estima, assim como auxilia aqueles que têm dificuldade em tomar decisões e que não acreditam em si mesmos. Tido também como um afrodisíaco (estimulante).


Produtos Cheiros da Terra de Patchouli:

Nenhum comentário:

Postar um comentário