sexta-feira, 11 de janeiro de 2013



Pau Rosa e Priprioca

O Pau Rosa ou Brazilian Rosewood (Aniba rosaeodora) é uma árvore pertencente à família Lauraceae encontrada na floresta amazônica brasileira. Dela, extraí-se o famoso óleo essencial de Pau Rosa, óleo que apresenta um suave cheirinho doce proveniente, principalmente, do alto teor de Linalol existente nesta espécie. Tal óleo foi, e continua sendo, largamente utilizado pela indústria de perfumaria internacional. É o caso do famoso CHANEL No. 5, imortalizado pela atriz norte-americana Marilyn Monroe, e do igualmente conhecido Ungaro Pour Homme, perfumes que contêm óleo essencial de Pau Rosa em suas composições. Porém, infelizmente, o Pau Rosa está ameaçado de extinção em conseqüência da exploração não sustentável da madeira que atingiu seu auge nas décadas de 60 e 70. Hoje, por exemplo, há restrições do IBAMA quanto ao corte do Pau Rosa e praticamente todo óleo essencial produzido acaba sendo exportado.
O óleo essencial de Pau Rosa é extraído da madeira nativa e, com o objetivo de preservar a espécie, surgiram, no final dos anos 80, alguns componentes para substituir o óleo natural. Foi o que aconteceu com o Linalol Sintético. Após seu desenvolvimento ele, de fato, acabou sendo adotado pelos mercados menos exigentes (como o de sabonetes), mas foi rejeitado por completo pela alta perfumaria. Então, eis o cenário atual: não há registros de um produto similar ao óleo essencial de Pau Rosa "original". No entanto, é bom frisar que já existem pesquisas com resultados animadores sobre a utilização das folhas do Pau Rosa para a obtenção do Linalol, método que não exige a derrubada da madeira.

Um excelente óleo empregado no tratamento do acne, rugas de pele, como analgésico local e no tratamento de queimaduras. Ajuda a hidratar a pele e evitar seu envelhecimento precoce. Também empregado como calmante suave, em estados de histeria e agitação. Também considerado útil no tratamento da depressão e insônia.




A priprioca ou piripirioca (Cyperus articulatus L.), é uma espécie ciperácea, aromática e medicinal, que ocorre natural na Amazônia. Da mesma família do junco e do papiro, suas raízes exalam uma fragrância incomum, leve, amadeirado e picante. É um dos perfumes mais tradicionais da região amazônica e, atualmente, seu óleo essencial é bastante valorizado na indústria farmacêutica e cosmética.
Piripirioka Iypyrungaua, a origem da priprioca
Segundo lenda colhida em língua tupi por Brandão de Amorim e citada por Luís da Câmara Cascudo (Dicionário do folclore brasileiro), os índios manaus possuem uma explicação para a sua origem.
Piripiri era um ente misterioso, cujo corpo exalava um perfume misterioso e inebriante que atraía as donzelas da aldeia. Vivia perseguido por elas que sempre tentavam aprisioná-lo. Quando se via preso, transformava-se em uma nuvem de fumaça e escapava.
Um dia, as mulheres perguntaram ao jovem pajé Supi o que fazer. Ele aconselhou-as a utilizar fios de cabelo para amarrar os pés de Piripiri. Assim elas fizeram naquela mesma noite, enquanto o jovem estava adormecido. Depois de prendê-lo, adormeceram ao seu lado.
Piripiri novamente transformou-se em fumaça e fugiu, desta vez para sempre. No lugar onde estava o seu corpo, as mulheres encontraram uma raiz perfumada.
O pajé Supi ensinou-as a usar aquele cheiro que entontecia o coração dos homens. E contou-lhes que Piripiri tinha subido aos céus e se transformado na constelação de Arapari, as Três Marias da constelação de Órion. A planta ganhou o seu nome. É a sua casa. Piripiri-oca, priprioca, “a casa de Piripiri”. Afrodisíaco, tônico, revitalizante geral.




Produtos Cheiros da Terra da Linha Pau Rosa com Priprioca:

Sabonete Pau Rosa e Priprioca produzido pro Fusion Process
Sabonete Liquido de Pau Rosa e Priprioca
Emulsão Hidratante de Pau Rosa e Priprioca
Esfoliante de Pau Rosa e Priprioca
Óleo Corporal Bifásico de Pau Rosa e Priprioca


Um comentário:

  1. Olá Elias,
    procuro parceria para um plantio de óleos essenciais em minha propriedade , localizada no Sul de Minas Gerais - Alfenas - MG .
    - se souber de empresas . Gostaria de contattos . fone 035 - 3284 1808

    ResponderExcluir