sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Palmeiras do Brasil


Palmeira é o nome comum das plantas da família Arecaceae, anteriormente conhecida como Palmae ou Palmaceae, a única família botânica da ordem Arecales. Pertencem a esta família plantas muito conhecidas, como o coqueiro e a tamareira, abrangendo cerca de 205 gêneros e 2.500 espécies. Se distribuem pelo mundo todo, mas estão centralizadas nas regiões tropicais e subtropicais.
O gênero tipo dessa família é a Areca, cuja espécie mais conhecida é a Areca catechu, uma palmeira da Malásia cuja semente se chama noz de bétele porque costuma ser mascada em conjunto com a "folha de bétele" (proveniente da pimenteira Piper betle, uma planta que não pertence à família Arecaceae).
As palmeiras são plantas perenes, arborescentes, tipicamente com um caule cilíndrico não ramificado do tipo estipe, atingindo grandes alturas, mas por vezes se apresentando como acaule (caule subterrâneo).
Não são consideradas árvores porque todas as árvores possuem o crescimento do diâmetro do seu caule para a formação do tronco, que produz a madeira e tal não acontece com as palmeiras.
Além do Açaí e do Buriti, temos outras palmeiras nativas do Brasil como o Babaçú, Tucumã, Murumuru e Macaúba. Estes últimos reconhecidos pelo seu elevado teor de ácido láurico que confere grande espumação e poder de limpeza ao sabonete.










Sabonete de Palmeiras do Brasil produzido com óleos de açaí, buriti, macaúba e murumuru.


Nenhum comentário:

Postar um comentário