quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Cacau e Cupuaçú


Cacau

O cacaueiro (Theobroma cacao) é a árvore que dá origem ao fruto chamado cacau. É da família Malvaceae e sua origem é América Central e Brasil. Pode atingir até 6 metros de altura e possui duas fases de produção: temporão (março a agosto) e safra (setembro a fevereiro). O cacau é a principal matéria-prima do chocolate.
O cacau é originário das regiões tropicais da América Central. O cacau era considerado pela civilização maia por ser uma fruta apimentada, que deveria ser comida com "parcimônia e elegância", devido à Pimenta, de seu sabor; e era dada para isso, diretamente pelos deuses aos homens, geralmente era consumida antes se Cristóvão Colombo, apenas pelos Sacerdotes da e para a Entidade Sol. E, de tão importante, virou até moeda de troca o "Cacau" ou "Solaris(outro nome da mesma Moeda). Nessa época, no Brasil, primeiramente e depois com a exportação, a partir de 1808, para toda a América Latina, pois Maria I de Portugal, Brasil e Além-Mar aceirava essa "Quase - moeda", o "Cacau" e/ou "Solaris(Casa do Sol), como Crédito. Não se fazia do cacau o que conhecemos hoje como Chocolate. Era feita uma bebida de sabor amargo - apimentado, com as sementes torradas e moídas misturadas com água, semelhante ao preparo do Cafézinho, da forma de Colombo(Cristóvão Colombo), que muitas vezes acrescentava o Café à bebida Apimentada sagrada dos Mexicanos. Atualmente, segundo estudiosos é que se acrescenta a pimenta, para voltar ao sabor de antigamente.
Atualmente, enquanto o chocolate movimenta globalmente uma economia de 60 bilhões de dólares/ano, os produtores de cacau ficam apenas com 3,3% da renda gerada.
No Brasil, ele foi cultivado primeiramente na Amazônia, onde já existia em estado natural, próximo ao clima do México, devido ao Rio Amazonas. Depois, pelo Rio Amazonas, passou para o Pará e pelo Mar, chegou finalmente à Bahia, onde melhor se adaptou ao solo e ao ambiente Marinho, e causou o chamado "Boom" da época de 1930.
O Estado da Bahia produz atualmente cerca de 95% do cacau do Brasil (país cuja produção corresponde a mais ou menos 5% da mundial, sendo a Costa do Marfim o maior produtor do planeta, com aproximadamente 40% do total).




A manteiga de cacau é a gordura comestível natural da semente de cacau, extraída durante o processo de fabricação do chocolate. A manteiga de cacau tem apenas um leve sabor e aroma de chocolate. É o único componente do cacau utilizado no chocolate branco.
A manteiga de cacau tem um ponto de fusão de cerca de 34 a 38 graus Celsius (93 a 100 graus Fahrenheit), o que resulta no chocolate sendo um sólido à temperatura ambiente que imediatamente dissolve quando dentro da boca.
A manteiga de cacau é uma das gorduras mais estáveis, contendo antioxidantes naturais que evitam que ele se torne rançoso, permitindo sua armazenagem por um prazo de 2 a 5 anos. É usado por sua textura suave em vários alimentos (incluindo o chocolate), assim como em cosméticos, produtos de pele e sabões e foi usado como um excipiente em supositórios retais e para remediar cicatrizes (este último uso ainda largamente debatido se realmente eficiente).
Ela é especialmente usadas em batons solidos e liquidos para poder amaciar e proteger o labio, ja que o cacau possui fator de proteção solar 10, e também é muito bom contra o frio
A manteiga de cacau tem cristais α, γ, β', e β, com pontos de fusão de 17°, 23°, 26°, e 35-37 °Celsius respectivamente. A produção do chocolate requer apenas o cristal β por seu alto ponto de fusão. Uma estrutura cristalina uniforme resulta na textura suave do chocolate.
Esta é formada por cerca de 96,6% de triglicéridos (são constituídos por uma molécula de glicerol unida a 3 ácidos gordos ou graxos). Três principais ácidos graxos são encontrados na composição da manteiga de cacau: ácido palmítico, ácido esteárico e ácido oléico.

Cupuaçú

Cupuaçu é o fruto de uma árvore originária da Amazônia (Theobroma grandiflorum; ex -Sterculiaceae), parente próxima do cacaueiro. A árvore é conhecida como cupuaçuzeiro, cupuaçueiro ou cupu, é uma fruta típica da região norte brasileira.
De sabor forte, o cupuaçu é comumente usado em sorvetes, sucos e vitaminas, que são muito consumidos e admirados em todo o país. Doces à base de cupuaçu são também muito admirados, tais como o creme, compotas, geléias e refrescos. Dentre outros usos importantes, acham-se o "vinho" (refresco sem álcool) e licores.
O cupuaçu é utilizado, também tradicionalmente, como ingrediente na confecção de bombons, que obtiveram reconhecimento em todo o país.
Outro uso relevante do cupuaçu é na fabricação do cupulate, que é um produto cujo sabor se assemelha ao chocolate.
Na Bolívia, é fabricada uma bebida feita do cupuaçu que é vendida para vários países da Europa.
Há diversos estudos científicos, tanto no Brasil quanto no exterior, que utilizam as sementes do cupuaçu e sua polpa para tratar doenças no trato gastrointestinal. Essas pesquisas apontam também o uso do cupuaçu como antioxidante e como base para desenvolvimento de produtos de beleza.

Ficheiro:Cupuaçu.JPG


Quando maduro, o cupuaçu simples queda. A polpa, carnuda, é removida com tesoura e os resíduos que permanece na semente, lavados. Após este processo, a polpa é congelada, e pode ser comercializada a longas distâncias. Com essa polpa refrescante é possível fazer todos os tipos de doces, sucos, bebidas, gelo, cremes, licores e aguardentes, mesmo aromatizado.
Cupuaçu é muito rico em vitaminas A, B1, B2, C e pectina, uma fibra natural importante.
A Manteiga de Cupuaçu apresenta propriedades emolientes e lubrificantes dando um toque suave para à pele. Oferece elevada capacidade de absorção de água, cerca de 240% superior a Lanolina. Ajuda também na estabilidade, atua como um co-emulsificante, alto teor de hidratação, conferindo elasticidade à pele, proporciona reposição de lipídios e possui efeito anti-inflamatório.
A Manteiga de Cupuaçu é obtida das sementes da amêndoa utilizando um processo natural de pressão à frio sem solventes ou substâncias químicas. Este tem uma vantagem sobre técnica do solvente, na medida em que produz manteigas que são superiores em termos de estabilidade.

Produtos Cheiros da Terra Cacau e Cupuaçú:

Sabonetes de Cacau por Fusion Process
Sabonetes de Cupuaçú por Fusion Process
Manteiga Corporal de Cacau, Cupuaçú e Babaçú
Óleo Corporal Bifásico de Cacau e Patchuli




Cesta de Páscoa com Sabonetes de Cacau, Cupuaçú, Cacau com Patchuli em formato de bombom, Sabonete em barra de Baunilha e Cacau, Cupcake de Baunilha, Manteiga Corporal


Nenhum comentário:

Postar um comentário